29 de Setembro – Festa de São Miguel Arcanjo: meditação sobre seu Patrocínio29 de Setembro – Festa de São Miguel Arcanjo: meditação sobre seu Patrocínio

A meditação que se segue é extraída do livro “A Grandeza de São Miguel Arcanjo”, publicado pelo Padre Ricci em 1869.

I. Poder e amor tornam o patrocínio benéfico, confiável e muito consolador. O amor inclina a alma para a compaixão, o poder dá os meios para ajudar. Poder e amor exaltam o Patrocínio de São Miguel Arcanjo. Qual é o poder dele e quais são os méritos dele para com Deus? Mas quem pode narrar o esplendor de grandes e sublimes méritos, dos quais ele se mostra diante de Deus? Entre os Anjos, ele é mais grato a Deus, o mais próximo, o mais confiante de seus méritos singulares, e quem pode medir seu poder? Moisés, por gratidão a Deus, teve de Deus tanto poder que no Egito comandou o Céu, a terra e os elementos! Elias por seus méritos poderia fechar e abrir o Céu a seu critério. Qual será o poder de São Miguel, rico em mérito mais do que Moisés e mais do que Elias? Ele é o Vigário de Deus, e Vice Deus na terra: seu poder se estende sobre todas as criaturas. Ele é o Príncipe dos Anjos, e comanda os Anjos. Ó incomparável Patrocínio, ó poderosíssima proteção de São Miguel!

II. A Clemência e o Amor de São Miguel Arcanjo para com os homens ilustram cada vez mais o seu patrocínio. Ele é o primeiro Serafim em caridade: a sua caridade para com os homens é inatingível; mais do que todos os Anjos deseja a felicidade eterna do homem; sempre quer enchê-los de benefícios; vendo os homens membros do Corpo Místico de Jesus Cristo, ama-os com grande amor, para que eles imitem a Jesus Cristo. Toda a caridade providenciou a salvação dos Anjos, todo o amor sempre providenciou a saúde das almas, buscando sua conversão ou com o implorar para eles o perdão, ou chamando os pecadores para o estado de graça, ou com a repreensão, como foi para Tarentao, Arcebispo de França, para Enoch, Arcebispo de Nápoles, para Galgano, ou com o despertar da tepidez ou com o aviso de morte, como foi para São Guduallo, para São Wilfrido, para o Imperador Ottone II, Frantosio Anacoreta, ou com a defesa contra a tentação, como foi para o Padre Cornano e Santa Maria Madalena, ou com a assistência na morte, como foi para Santo Arnolfo Vescovo e Rolando. Ó caridade ilimitada de São Miguel!

III. É mais fácil contar as estrelas do céu ou as arenas do mar, do que assinar as bênçãos espirituais e temporais, que o beneficente Arcanjo conferiu à humanidade por ele mesmo protegida, como diz São Pantaleão. Sempre, e em todo tempo e lugar, sobre todo o povo sua poderosa mão direita derramou prodigiosos benefícios da caridade. Quantas coisas boas para o povo israelita! Quantas aparições na Itália, França, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Américas! Ele deu vitórias aos imperadores e príncipes cristãos, sempre defendeu e protegeu a Igreja Católica e nas perseguições dos tiranos, e nas tempestades da crise, e nos redemoinhos de cismas, dando-lhe triunfo e paz sobre todos os seus inimigos. Ele protegeu e defendeu os Romanos Pontífices na Sé de Pedro: libertou cidades e reinos dos turcos e impediu a invasão deles; todo tipo de graça, diz o Nazianzeno, obteve para os povos, as cidades e os homens. Ele, sob a direção do Abade Ruperto, não é enviado pelo Senhor, exceto quando se trata de proclamar coisas boas ou perdoar pecados. Portanto, o povo cristão confia no Protetor beneficente, que na angústia ou perigo de tribulações chama seu Guardião, seu Protetor, e ele vem em auxílio do povo de Deus, venit in adjutorium populo Dei. E tu, ó Cristão, mostra-lhe os problemas do teu coração, para que Miguel os limpe. Tu precisas da alma e do corpo para ele recorrer, e estará pronto sua ajuda: nas tentações e na ebulição das paixões, invoque a São Miguel, e verás: vencerás as tentações, e retornará a calma em seu coração. Confiai-vos ao seu Patrocínio e orai com confiança.

ORAÇÃO

Poderoso Príncipe, Benigno Serafino, Amado Protetor São Miguel Arcanjo, eu Vos venero, vos louvo, vos abençoo e exalto, pois sois digno de louvor, bênção e exaltação. Sois venerado como o primeiro Adorador da Santíssima Trindade, o primeiro Assistente do Trono divino, o Supremo Ministro da Graça e Justiça para o Reino Celestial. Eu vos louvo como Generalísimo das Hostes Angélicas, Defensor do Paraíso e Soldado do Palácio Divino. Abençoado como universal Protetor da Igreja Católica, Advogado da humanidade e benfeitor de seus servos fiéis, e com toda a força do meu coração exalto sua dignidade, louvo sua autoridade e abençoo sua caridade seráfica, que não há igual entre todas as hostes angélicas, e vos peço que se lembre de que vós apareceu na terra apenas para as nossas necessidades. Abençoado sejais, ó Protetor beneficente, recebei-me entre os vossos servos e protege-me sob o escudo do vosso Patrocínio. Ó Arcanjo misericordioso, se me olhares com amor, minha alma se alegrará: se me assistires, sempre estará seguro meu coração. Se me protegerdes, certamente serei salvo.

Sancte Michael Archangele, adiuva me: Sancte Mi­chael Archangele, defende me: Sancte Michael Archangele, protege me, et salvus ero. Amen.

Loja online Zelanti.net